[metas curriculares do 6º ano | Teatro para a Infância, 6-12 anos]
Era uma vez uma cidade longínqua de um país distante que era assolada por ratos. Não era um nem dois, eram centenas deles; roíam e devoravam tudo por onde passavam. Os habitantes desesperados já não sabiam o que fazer.
Mas um dia, chegou à cidade um estranho homem, músico, que prometia livrar-se dos ratos de vez, com um método muito pouco convencional. Parecia demasiado bom para ser verdade, mas já ninguém tinha nada a perder...
A partir daqui, as voltas e reviravoltas desta história mirabolante prometem dar uma nova vida ao conto dos Irmãos Grimm, num espetáculo interativo onde é o público quem decide o final da história!
Teatro para a Infância | Duração: 50 minutos | M/6
Texto Original: Susana Rodrigues (a partir do conto dos Irmãos Grimm)
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Beatriz Vieira, Maria Botas e Cristóvão Carvalheiro
Ilustrações: Sara Allen
Cenografia: Vânia Colaço
REQUISITOS TÉCNICOS
Espaço: INTERIOR 5 x 6 metros
Som: disponibilizado pela companhia
Equipa: 3 intérpretes
"O Flautista de Hamelin" (que descobrimos ter um fundo de verdade histórica) serve de mote à criação deste espetáculo. Incapazes de definir um final a partir das inúmeras versões existentes, criámos dois desfechos possíveis, deixando a escolha à decisão do público, tornando o espetáculo numa experiência verdadeiramente interativa.
Nesta faixa etária, a nossa preocupação é o incentivo à leitura e a compreensão dos conteúdos propostos pelo/a docente, para quem queremos ser uma ferramenta, sem descurar a do espetáculo (pelos alunos e pelos professores). Aprender pode (e deve!) ser divertido e é essa a nossa prioridade quando levamos o Teatro à escola!