[metas curriculares do 3ºciclo e Secundário | Público Geral]
Provavelmente a obra mais conhecida de Luís de Camões, o poema épico “Lusíadas” é considerado a epopeia portuguesa por excelência. Os dez cantos que o compõem descrevem a viagem de Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia, durante a qual se vão descrevendo outros episódios da História de Portugal, glorificando o povo português.
Respeitando sempre a estrutura do poema, simplificamos e atualizamos a história para que, entre gargalhadas, possam gostar desta obra (e do espetáculo!) tanto como nós.
Duração: 75 minutos | M/12
Texto Original: Susana Rodrigues, a partir da epopeia de Camões
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro, Mafalda Canhola,
Maria Botas e Nuno Geraldo
Cenografia: André Santos
Música: Fábio Jerónimo
Fotografia: Carolina Miguel
REQUISITOS TÉCNICOS
Espaço: INTERIOR 6 x 6 metros
Som: disponibilizado pela companhia
Equipa: 4 intérpretes
"Os Lusíadas" é a obra incontornável que todo o português leu (e se não leu, devia ter lido). Tem comédia, tragédia, aventura e uma história riquíssima - que é a nossa. Tem também palavras difíceis, expressões e figuras de estilo confusas e escrita em verso in media res e, talvez por isso, muitos dos alunos do 3º ciclo e secundário façam batota e leiam
apenas os resumos ... o que é uma pena! Agora imagine que o poema épico subia a palco, ilustrando os cantos de Luís de Camões. As personagens ganhavam vida, essa vida, sentido e a vontade de (re)ler a obra multiplicava-se. Vamos a isso?